Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Corinthians pode conquistar a Taça dos Invictos!!!

A partida, que acontece neste domingo, às 16h, entre São Paulo e Corinthians já tinha um grande atrativo, por se tratar de um clássico da capital paulista e de uma semifinal do Paulistão. Agora o confronto conta com mais uma rivalidade para apimentar a atuação dos jogadores dentro de campo: a disputa pela Taça dos Invictos, que pode ser conquistada pelo Corinthians já neste final de semana. Para defender a posse do troféu, o São Paulo precisa vencer, ficando também com a vaga na final do Paulistão. Já o Corinthians precisa apenas de um empate para avançar na competição e levar a taça para o Parque São Jorge.

Esta é a segunda vez neste ano que o São Paulo tem a oportunidade de defender a posse da Taça dos Invictos. A primeira vez aconteceu no dia 28 de março, contra o Palmeiras, quando as duas equipes se enfrentaram no Morumbi. Naquela ocasião, o Palmeiras só precisava do empate para conquistar a Taça dos Invictos. No entanto, o atacante Washington tirou o prêmio da mão dos palmeirenses com um gol de cabeça e manteve o troféu no São Paulo. Agora, na segunda partida da semifinal do Paulistão, a equipe do Morumbi terá a segunda oportunidade de defender a taça em seus domínios, desta vez contra o Corinthians.

A Taça dos Invictos surgiu na década de 1930 como uma iniciativa do jornal A Gazeta Esportiva, que decidiu premiar a equipe paulista que permanecesse mais tempo invicta na competição. Seu primeiro campeão foi o Palestra Itália, hoje Palmeiras, em 1933, quando conquistou uma série de 22 jogos sem perder. A premiação continuou acontecendo até 1999, quando o jornal deixou de fazer a premiação. Seu último vencedor foi o América de Rio Preto, com 31 partidas invictas na Divisão Intermediária, atual Série A2 do Campeonato Paulista.

Depois de cinco anos sem a premiação, a Federação Paulista de Futebol resolveu reeditar o troféu, que recebeu o nome oficial de Taça dos Invictos e passou a ser válida somente para as partidas disputadas pela Série A1 do Campeonato Paulista, não cumulativas com partidas dos anos anteriores disputadas nas outras divisões da competição estadual. A taça manteve o esquema transitório, ou seja, é dada à equipe que obtiver mais vitórias, superando a marca do detentor provisório do título. No entanto, se uma equipe obtiver a taça por três vezes, consecutivas ou alternadas, o regulamento prevê que esta receba a premiação permanentemente.

O primeiro vencedor da Taça dos Invictos da FPF foi o São Paulo, que conquistou o troféu depois de ficar 15 partidas sem perder, entre 19 de janeiro e 26 de março de 2005. Em 2007, o São Paulo quebrou o próprio recorde, conquistando uma invencibilidade de 20 partidas, no período compreendido entre 12 de março de 2006 e 17 de março de 2007.